GuaraInn

Fazenda da Esperança

Na esquina onde os jovens se reuniam para traficar e usar drogas aproximou-se o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos com o desejo de viver o evangelho no meio deles e desta atitude nasceu a Fazenda da Esperança.

A esquina fica no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá-SP. No início da década de 80, no cruzamento da Tupinambás com a Caramurus, o ex-dependente químico, Antônio Eleutério, pediu ajuda e foi orientado a viver concretamente o evangelho para se recuperar.

O pároco frei Hans Stapel, ofm, franciscano de origem alemã, acompanhou e orientou os envolvidos nesta experiência. Pediu a população guaratinguetaense que alguém generosamente oferecesse um terreno para os recuperandos ter a possibilidade de aprofundar nesse novo estilo de vida.

Ganhou a primeira Fazenda e com os anos outras doações chegaram até do exterior. Após a visita do papa emérito Bento XVI, em 2007, à unidade na cidade paulista, a comunidade se tornou mais conhecida e os pedidos para se abrir uma nova unidade cresceram rapidamente em todo o mundo.

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá / SP. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Nas comunidades dia após dia chegam jovens para se recuperar, mas também pessoas em busca de renovar a fé e se alimentar de esperança. O depoimento dos jovens que no passado encontravam-se no inferno das drogas com atitudes e ações prejudiciais a sociedade, na comunidade, apoiados pela Palavra de Deus, ganham um novo caráter e a misericórdia, a complacência, e o amor ao próximo que tocam e emocionam até os que não têm convicção religiosa.

Essa realidade tem atraído muitos peregrinos e tornado a comunidade terapêutica, um Santuário da Esperança.